13ª Mostra de Trabalhos

13ª MOSTRA DE TRABALHOS

CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES 03/04 a 13/04/2017
1º PERÍODO PARA APROVAÇÃO Até 02/05
READEQUAÇÃO DOS TRABALHOS

(SE NECESSÁRIO)

Até 09/05
ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PARA OS PROFESSORES ORIENTADORES Até 07/06
EDITAL DE ENSALAMENTO Até 19/06
MOSTRA 24/06

O REGULAMENTO E A FICHA DE INSCRIÇÃO ESTÃO DISPONÍVEIS TAMBÉM NO LABORATÓRIO DO PARANÁ DIGITAL

REGULAMENTO

  1. A 13ª Mostra de trabalhos do CEEP Curitiba ocorrerá no dia 24 de junho de 2017.
  2. Poderá se inscrever todo o aluno devidamente matriculado na instituição.
  3. As inscrições ocorrerão no período de 03 a 13 de abril de 2017. A ficha de inscrição em branco está disponível no laboratório do Paraná Digital e deverá ser entregue a Equipe Pedagógica, preenchida legivelmente por um dos componentes da equipe e assinada pelo professor orientador.
  4. O trabalho deve enfatizar a relação com o curso no qual a equipe está matriculada.
  5. Qualquer dado adicional deverá ser incluído no item “espaço de observações” da ficha de inscrições.
  6. Os grupos poderão ser formados por no máximo 5 alunos. Deve ser escolhido um professor orientador e podem ser indicadas até três disciplinas para a atribuição de no máximo 2,0 pontos na média do segundo bimestre. As disciplinas escolhidas não necessariamente devem ser a disciplina do orientador. A avaliação do trabalho para esta pontuação se dará pelo professor da disciplina escolhida.
  7. Alunos de cursos diferentes que optarem por desenvolver o mesmo trabalho, poderão fazê-lo, desde que o enfoque seja dado no curso que estudam. No caso da integração de trabalhos, o grupo deve colocar no campo observação da ficha de inscrição, com qual curso fará a integração. Esta integração será no máximo entre 2 cursos.
  8. Os grupos poderão ter seus participantes de turmas diferentes devendo estes ser da mesma série, sendo as disciplinas escolhidas as mesmas para todos.
  9. A primeira relação de temas aprovados para a Mostra será colocada em edital até 02 de maio de 2017.
  10. Os temas inscritos não poderão ser alterados após a aprovação.
  11. Os alunos que não tiveram seus trabalhos aprovados poderão readequá-los até o dia 09 de maio de 2017, com o auxílio de seu respectivo orientador.
  12. Os professores orientadores deverão orientar os grupos escolhidos em tempo hábil para que ocorra a verificação até o dia 07 de junho de 2017. Após a seleção dos trabalhos, cabe ao professor orientador, comunicar ao setor pedagógico a relação dos trabalhos por ele orientados e aptos a participar da 13º mostra de trabalhos até o dia 12 de junho de 2017. A relação final dos trabalhos aprovados para a Mostra será colocada em edital até 19 de junho de 2017.
  13. No dia da Mostra, junto ao estande do trabalho, deverão ser disponibilizados: a) o trabalho de pesquisa original, com no mínimo 03 e no máximo de 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo: capa (instituição de ensino, curso, título, autores com série e turma, orientador, cidade e ano da entrega), apresentação (delimitação do tema, problema, justificativas e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise), conclusão (resultados da pesquisa) e referências bibliográficas; e b) um PÔSTER, medindo 0,90 m de largura por 1,20 m de altura, podendo este ser em papel com gramatura apropriada (ou material semelhante), manuscrito ou digitalizado, desde que possibilite a leitura na distância de 1 metro; e, deve conter o número da inscrição e o título do trabalho (idêntico ao da inscrição realizada), o nome dos alunos e orientador, um resumo do trabalho e referências bibliográficas.
  14. A relação com o ensalamento dos trabalhos para a Mostra será colocada em edital até o dia de 19 de junho de 2017, à noite.
  15. O horário da Mostra está assim organizado: 9h às 12h: organização dos estandes com os alunos e professores orientadores, de acordo com a sua necessidade. 13h às 17h: período de visitação da Mostra de Trabalhos. 17h às 17h30: período para desmontar os estandes e limpeza das salas pelos grupos.
  16. Os grupos que não procederem a limpeza e organização das salas de aula serão desclassificados e não terão as suas notas atribuídas pelos professores.
  17. Será montada uma banca de avaliação a critério da comissão organizadora da 13ª mostra de trabalhos do CEEP, onde serão considerados os critérios de pontuação mostrados na tabela 1.   

Tabela 1 – Critério de pontuação da 13ª mostra de trabalho.

ITEM CRITÉRIO PONTUAÇÃO
01 Originalidade do trabalho cientifico (criatividade e inovação) 40
02 Relevância social e empreendedorismo 30
03 Aplicação do método cientifico, profundidade e clareza do projeto 20
04 Apresentação oral e estética 10

Será escolhido 1(um) trabalho de cada curso com a maior pontuação para ser premiado após a atribuição das notas da comissão avaliadora.  A Comissão da Mostra de Trabalhos escolherá entre os temas premiados, a equipe que será inscrita pelo CEEP-Curitiba no Ficiencias 2017, sendo este evento realizado na cidade de Foz do Iguaçu. O CEEP-Curitiba irá financiar o deslocamento e a alimentação dos componentes desta equipe no evento. Importante: O CEEP não se responsabiliza pela aprovação do trabalho na Ficiencias, ficando sob responsabilidade desta Feira esta aprovação.

  1. A comunidade também avaliará os trabalhos, sendo eleito apenas 1(um) trabalho entre os cursos. Todas as pessoas que estiverem na Mostra de Trabalhos poderão votar apenas uma vez.
  2. A organização da Mostra de Trabalhos se reserva o direito de definir o local de exposição de acordo com as possibilidades organizacionais, sendo que cada sala de aula comportará a exposição de até seis trabalhos.
  3. Não será permitido o uso de isopor na construção dos materiais para a apresentação dos trabalhos, nem o uso de bexigas, rádios, games ou aparelhos similares fora do conteúdo do trabalho. Caso haja a necessidade destes equipamentos, a coordenação do curso deverá ser consultada, para que seu uso seja autorizado ou não.
  4. Todos os materiais utilizados na Mostra pelos grupos deverão ser providenciados antecipadamente pelos seus integrantes; como por exemplo, extensão elétrica, tesoura, grampeador, cola, fita crepe, caneta hidrocor, folha sulfite, régua, lápis e borracha. A escola não fornecerá nenhum material.
  5. Não será permitida a colagem de materiais nos quadros negros das salas de aula.
  6. O escurecimento da sala de aula será permitido somente após a avaliação da importância para o trabalho de acordo com a coordenação de curso.
  7. A divulgação do trabalho no dia da Mostra poderá ser fixada somente nos locais preparados para tal pela Comissão Organizadora. O grupo que colar material de propaganda fora do local permitido será automaticamente desclassificado.
  8. É vedado (proibido) ao grupo deixar o estande sozinho durante o evento.
  9. A comissão organizadora reserva o direito de retirar cartazes ou qualquer material que ofenda a imagem do CEEP Curitiba ou de sua comunidade escolar, bem como os materiais que estiverem com erros de gramática ou de conteúdo.
  10. Os alunos que apresentarem comportamento inadequado durante a realização do evento terão seus trabalhos automaticamente desclassificados.
  11. Todos os alunos deverão apresentar-se com roupas adequadas ao ambiente escolar. Para os experimentos, será necessário o uso dos EPI´s correspondentes aos trabalhos.
  12.  As coordenações de cada curso escolherão entre os trabalhos um que se destaque com a finalidade de realizar uma exposição em local ainda a ser determinado com a finalidade de divulgar o curso em questão. O critério que será utilizado na escolha do trabalho será a relevância social do trabalho, isto é, o quanto ele pode contribuir para a sociedade.
  13. O trabalho que envolver atividades com seres vivos deverá obedecer às Leis pertinentes ao uso de seres vivos na pesquisa científica.
  14. Cabe à comissão organizadora decidir sobre as situações que não estão contempladas no presente documento, no que rege a Mostra de Trabalhos, sendo estas soberanas.

COMISSÃO ORGANIZADORA DA 13ª MOSTRA DE TRABALHOS

FICHA DE INSCRIÇÃO

CLIQUE AQUI