Livro do mês

Todo mês a biblioteca do CEEP trará uma indicação de leitura de um livro disponível para empréstimo.

JUNHO/ 2019 : O sol é para todos

A história passa -se durante três anos e é narrada pela pequena Scout. Dividido em duas partes, na primeira ela conta como era sua infância com seu irmão Jem, na cidade de Maycomb (EUA).
 A partir da segunda parte, ocorre um fato que choca a cidadezinha conservadora, Tom Robinson, um homem negro é acusado de estuprar uma jovem branca e Atticus Finch, advogado e pai de Scout e Jem, é encarregado de defendê-lo.
Desde que começou o processo até seu veredito final, Scout trás na história todo o ‘preconceito velado’ que sua família sofreu por defender um negro.
Uma história emocionante, que relata a maldade e o preconceito do ser humano aos olhos de uma criança.
Fatikma C. Mikos (3BAM 1)
Sobre a autora: Nelle Harper Lee nasceu no Alabama, o “Sul profundo” dos Estados Unidos, ou seja, nas berças, onde o preconceito e o conservadorismo reinam de década para década. Em 1936, tinha ela dez anos, o pai defendeu em tribunal dois negros acusados de matar um branco. Ambos, pai e filho, foram enforcados, o que era previsível, apesar do Dr. Amasa Coleman Lee os defender com todo o empenho. Em 1960 escreveu o romance O Sol é para todos, em 1961 esse romance ganhou o prêmio Pulitzer de melhor ficção. Após a publicação e sucesso estrondoso de seu romance a autora teve uma vida reclusa, expondo-se ao público apenas nas vezes em que ia receber prêmios, também só publicou mais um romance intitulado “Vá, coloque um vigia” no ano de 2015, no ano seguinte faleceu na mesma cidade em que nasceu, Monroeville no Alabama.

MAIO/ 2019 : Retalhos

Retalhos conta parte da vida do autor Craig, que acompanha parte de sua infância até a idade adulta. E como muitos jovens, Craig sofre com a repressão dos pais, por ser de uma família muito cristã, assim desde pequeno, tenta compreender a Bíblia questionando muitas vezes seus líderes religiosos e os professores nas escolas dominicais. Craig sofre bullying na escola, não tem amigos e seu companheiro mais próximo é seu irmão mais novo.

Mas durante um acampamento de inverno, Craig conhece Raina, pela qual se apaixona profundamente, e para não perderem contato, se comunicam através de cartas. Assim que consegue autorização de seus pais para visitar Raina em outro estado, se encontram e passam duas semanas juntos. Durante esse período Craig se questiona a respeito de tudo, fé, doutrina religiosa, rotina e passado.

Gosto de novelas gráficas porque geralmente são abordados assuntos mais sérios, aqui por exemplo, o que prende a atenção é a sinceridade dolorosa que muitos adolescente passam em parte de sua vida!
Sobre o autor: Craig Thompson (Traverse City, 21 de setembro de 1975) é um autor de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos. É autor da obra Blankets (Lançada no Brasil com o título Retalhos), graphic novel autobiográfica pela qual ganhou dois prêmios Eisner (O Oscar das histórias em quadrinhos).

Gesse Ferreira Lima

Docente no CEEP/ Arquiteto e Urbanista – PUCPR / Especialista em Educação – FISCPR / Mestrando em Gestão Urbana – PPGTU/PUCPR


 ABRIL/ 2019 : A Lista Negra

Este livro é uma ficção romântica publicada durante o ano de 2012 e escrito por Jennifer Brown. A obra fala a respeito do Bullying inserido em um cenário colegial norte-americano, retratando as crises enfrentadas pelos alunos vítimas das pressões sociais e discriminações encontradas dentro das escolas.

A história é narrada por Valerie, aluna de uma escola que acabou de passar por um trágico massacre, cujas vítimas foram apontadas involuntariamente por ela, através de uma lista denominada “Lista Negra”.

Elsa Kali de M. Lopes (4CAM 1)

Sobre a autora: Vive na região de Kansas City, Missouri, Estados Unidos, com seu marido e seus três filhos. Quando não está escrevendo sobre assuntos sérios, Jennifer, que venceu duas vezes o Prêmio Erma Bombeck de Humor Global, é colunista do jornal Kansas City Star. A Lista Negra é seu romance de estreia.

Fonte: Jennifer Brown. Grupo Autêntica, 2019. Disponível em: <https://guiadamonografia.com.br/citacao-de-site-e-artigo-da-internet/>. Acesso em 02/04/2019